Sob o domínio de Hitler, o exército alemão avançava pelo continente europeu destruindo e conquistando vários países. O ditador já havia tomado quase toda parte central e ocidental da Europa. Milhões de judeus foram perseguidos. No mesmo ano, do outro lado do planeta, em meio a uma imensa floresta de araucárias localizada no norte do estado do Paraná, um alemão chamado Enri Stalk abria com foice e facão uma picada na mata fechada para chegar ao lugar escolhido para implantar a República do Eldorado.
Em quarenta dias ininterruptos, trinta juntas de bois e dois caminhões trabalharam incessantemente no transporte de grande parte do material para construção do que viria a ser conhecido um dia como Castelo Eldorado. Internamente o castelo possuía cômodos que foram todos mobiliados com móveis vindo diretamente do Velho Mundo. As cortinas que foram confeccionadas à mão na Síria. Os lustres, alguns deles pesando mais de sessenta quilos de bronze e cristal, foram encomendados da região da Boemia e da Dinamarca.
A elegante escadaria que serve de acesso ao andar superior foi feita toda em mármore branco de Carrara e a banheira da suíte rosa fora feita em mármore rosa vindo de Portugal. Paralelamente à construção do Eldorado, a serraria começava a funcionar a todo vapor. A madeira cortada na mata da propriedade era transportada por caminhões até a serraria, onde rapidamente era processada e se transformava em vigas, tábuas e, sobretudo em madeiras para caixaria, que seriam usadas principalmente na produção de caixas para o armazenamento de garrafas de cerveja. Em menos de cinco anos o senhor Henri Stalk havia se tornado o dono da maior serraria da América.
Enfim, onde antes reinava apenas a natureza em estado virgem, agora imperava um dos mais fantásticos projetos de desenvolvimento econômico que o norte do estado havia testemunhado e o misterioso Henri Stalk havia se tornado o rei absoluto das serrarias da América Latina e, como todo rei que se preze, possuía seu próprio reino, sua própria moeda e seu próprio castelo. O local ficou conhecido em todo o Paraná como a República do Eldorado.